O regresso de mais um ano letivo… bem diferente de todos os outros

O início de cada ano letivo é, tal como o final, diferente para os diferentes atores envolvidos (educandos, encarregados de educação, professores, …). Na situação atual de pandemia em que nos encontramos este deve ser o ano letivo mais diferente de todos.


Até se iniciar propriamente o ano letivo e que, segundo as orientações oficiais, as aulas devem iniciar entre 14 e 17 de setembro, continua a dor de cabeça dos encarregados de educação quanto a ter onde deixar os seus educandos e/ou saber onde e com quem eles estão. Em contrapartida, os educandos já andam a contar os dias para iniciar a escola e que possui um misto de alegria e tristeza, para muitos deles. Alegria pois já é demasiado tempo sem “escola”, e tristeza pois as férias vão terminar. Digo “escola” pois a alegria de voltar à “escola” para os alunos não é sinónimo (diria que na maioria dos casos) de alegria em voltar a ter aulas.


A dor de cabeça dos encarregados de educação não é apenas saber “onde andam” os seus educandos, mas também as despesas que vão ter e/ou já tiveram com manuais escolares e restante material escolar que os educandos irão necessitar. Sejam prudentes quanto a comprar material escolar, pois, muitas vezes, nem tudo é realmente necessário.


O início do ano letivo para muitos professores é igualmente uma altura de dor de cabeça, uma vez que não sabem onde irão lecionar no ano letivo seguinte, a não ser que sejam professores do quadro de escola ou de agrupamento de escolas. Muitos professores contratados e de quadro de zona pedagógica (QZP) passam o mês de agosto na incógnita de saber onde vão lecionar no próximo ano letivo (ou ciclo de anos letivos caso seja QZP e possa existir continuidade, mas estou a entrar em algo mais específico que não importa para este pequeno texto).


Enfim, cada um com as suas preocupações e o ideal é mesmo arrancar o ano letivo e cumprir horários para voltar a uma “normalidade” durante alguns meses, no que diz respeito à rotina “escolar”. Os imprevistos que surgirem… que sejam todos positivos.


Caso ainda não tenham conhecimento, podem consultar no sítio eletrónico https://www.dgeste.mec.pt/index.php/destaque_1/abertura-do-ano-letivo-20202021-documentos-de-apoio/ os documentos de apoio da abertura do ano letivo 2020/2021.

Bom ano letivo!

.